sexta-feira, 30 de maio de 2014

Programa Currículo e Prática Docente - 2014

Atenção professores do Ensino Médio  das disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Química e Sociologia. Serão oferecidas 1800 vagas, sendo 360 vagas para cada disciplina. O público-alvo dessa edição do Programa será:

- Professores com aula atribuída em ao menos uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Química e Sociologia;

- Professores-coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP), desde que com formação e/ou habilitação em ao menos uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Química e Sociologia;

- Professores-coordenadores (PC) das unidades escolares (UE), desde que com formação e/ou habilitação em uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Química e Sociologia.


As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo hotsite do Programa CPD, http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/praticadocente, no período de 29 de maio a 12 de junho de 2014 ou até o término das vagas, o que acontecer primeiro.

quarta-feira, 28 de maio de 2014


CONHEÇA A PLATAFORMA CURRÍCULO +

O site http://ultimosegundo.ig.com.br/ traz reportagem sobre a Plataforma Currículo +, que oferece recursos digitais a professores de todo o país. O portal lançado pelo Governo do Estado de São Paulo soma mais de 1.300 objetos de aprendizagem gratuitos como jogos e vídeos.

Acesse http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ e conheça um excelente portal
 Produzida pela rede estadual de SP, portal pode ser usado por usuários de todo o Brasil
Professores, educadores, alunos e membros da comunidade escolar de todo o Brasil, interessados em usar a tecnologia em favor da aprendizagem, têm agora acesso livre aos conteúdos da plataforma Currículo+. Lançada oficialmente pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEE) nesta terça-feira (27), o portal conta com mais de 1.300 recursos digitais pedagógicos mapeados. O acesso ao conteúdo de vídeos, áudios, simuladores, infográficos, jogos, aplicativos e outros recursos educacionais complementares ao ensino é gratuito.
Incluída como parte integrante do Programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades da SEE, a plataforma contou com a participação de professores da rede estadual de São Paulo. Todo o material disponibilizado pelo portal Currículo+ é voltado, prioritariamente, a docentes e alunos vinculados às escolas estaduais paulistas. No entanto, por estarem abertos à consulta de quaisquer internautas - não há necessidade de registro nem de senhas de acesso -, os materiais ali presentes podem ser aproveitados por todas as redes de ensino do País.
Os conteúdos presentes na plataforma, contudo, estão articulados com o currículo do Estado de São Paulo. No entanto, pela proximidade que os assuntos de ensino fundamental e médio têm nas diversas redes de ensino do país, educadores de outros Estados não terão dificuldade em encontrar recursos que poderão ser utilizados dentro ou fora do ambiente escolar.
A maioria dos materiais presentes no portal já existia na internet. Eles foram criados por outros produtores de conteúdo. No entanto, coube aos professores da rede paulista em conjunto com o Instituto EducaDigital e a organização TIC Educa garimpar e catalogar todos esses Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA´s), como são conhecidos. A criação da plataforma se deu a partir da parceria com a ONG Inspirare e o Instituto Natura que lançaram no final de 2013 o portal Escola Digital, que possui proposta semelhante à do Currículo+.
Veja 10 dos recursos mais curtidos na plataforma Currículo+
Diferenciais
O grande diferencial da plataforma é a busca facilitada permitida pelo portal. De forma simples e intuitiva, o usuário pode acessar conteúdos a partir de filtros de seleção por disciplinas, assuntos e séries. Também dá para buscar, de forma precisa, materiais digitais de apoio à aula que são transversais, ou seja, são conteúdos que envolvem conceitos relacionados a mais de uma disciplina. Para quem pretende dar aulas em turmas de educação especial ou para deficientes visuais e auditivos, por exemplo, haverá opções na plataforma que poderão ser usadas pelo docente.
Além disso, caso a conexão de internet da escola não seja estável, o professor pode selecionar pelo Currículo+ conteúdos off-lines, ou seja, materais que podem ser baixados e utilizados em ambientes de aprendizagem que não possuem conexão com a internet.
Outro diferencial da plataforma é que o professor da rede estadual de São Paulo, especificamente, não precisa se preocupar com a qualidade do conteúdo que está disponibilizado no portal. Todos os materiais foram avalizados pelos técnicos da SEE. Assim, os professores e até os pais podem orientar seus alunos a frequentarem o Currículo+ para aprofundar conteúdos escolares trabalhados na sala como dever de casa, por exemplo.
Tecnologia na Escola
Segundo Olavo Nogueira Filho, coordenador do programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades da SEE, um dos propósitos da plataforma é estimular a inserção da tecnologia dentro das práticas de ensino da rede. "Com a tecnologia, a aula pode funcionar de forma mais interessante. O questionamento que lançamos com o Currículo+ é de como a tecnologia pode realizar mudanças transformacionais. É muito importante nós começarmos de onde estamos começando. Todo o conteúdo foi selecionado por uma equipe de 60 professores da rede que já atuaram em sala de aula e que entendem de currículo", afirma.
Reprodução/TV Univesp
Ocimar Alavarse da USP diz que a inclusão de recursos digitais por si só "não é suficiente"
A iniciativa da SEE é elogiada por especialistas como o professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse. "Primeiro eu diria que a incorporação da tecnologia na escola é uma condição necessária. Ela potencializa o ensino. O professor que não sabe utilizar a tecnologia precisa aprender a usar", diz. Alavarse, contudo, destaca que a inclusão de recursos digitais por si só "não é suficiente para atingir os grandes objetivos da escolaridade".
A diretora do Inspirare Anna Penido têm uma visão semelhante. “O uso dos objetos digitais de forma articulada com o currículo permite que professores e alunos aproveitem o enorme potencial da tecnologia para conferir mais criatividade, interatividade e estímulo aos processos de aprendizagem”, afirmou Ana na ocasião do lançamento do "portal-irmão" do Currículo+, o Escola Digital.

Divulgação/Udemo
Chico Poli, do sindicato dos diretores das estaduais, diz que iniciativa da SEE é positiva
A posição de ambos os especialistas também é compartilhada por Francisco Poli, presidente da Udemo, o sindicado dos diretores das escolas estaduais de São Paulo. "Tudo o que puder ser utilizado para o bem do ensino, para a aprendizagem e para estimular o aluno, como é o caso da tecnologia, deve ser usado. Acredito que a iniciativa vá funcionar bem. Agora é necessário que haja treinamento para que os professores possam usar esse material da forma mais eficiente".
De acordo com o coordenador do programa da SEE, já houve um primeiro curso de treinamento com 2 mil professores da rede. Como a plataforma já estava aberta há dois meses, os docentes puderem fazer testes e se familiarizar com os recursos existentes no portal. Mesmo com o lançamento oficial sendo realizado nesta terça - a partir do treinamento dos professores e o conhecimento da existência da plataforma por outros docentes da rede -, o Currículo+ já foi visitado mais de 20 mil vezes. O próximo ciclo de treinamentos com mais profissionais será oferecido de forma virtual e contará com tutoria. A rede de São Paulo conta com cerca de 230 mil docentes.

Questionado sobre as condições de infraestrutura das escolas da rede, Olavo Nogueira Filho afirmou que outra iniciativa do programa da SEE é dotar as próprias salas de aula de conexões de internet sem fio. "Abrimos um processo de adesão das escolas e foram selecionadas 229 unidades que receberão melhorias de infraestrutura, como instalação de internet wireless, sistema de projeção e suporte técnico presencial", diz.
Hoje, a maior parte do uso da tecnologia nas escolas é feita em ambientes similares aos laboratórios de informática, geralmente uma a duas vezes por semana. Para o diretor da Udemo, "as escolas de São Paulo já têm uma infraestrutura, que com pequenas adequações e sem muito custo", será possível as unidades se beneficiarem da proposta do programa.
Thinkstock/Getty Images
A previsão é que portal permita cada vez mais trocas de conteúdos por professores de SP
Portal colaborativo
Outra possibilidade prevista pela plataformaCurrículo+ é a possibilidade de professores sugerirem e compartilharem planos de aulas que utilizam, de forma complementar, materiais virtuais de aprendizagem presentes na plataforma. Assim, boas iniciativas, até mais estruturadas e interativas, podem servir de inspiração para outros docentes realizarem as atividades propostas pelo autor que disponibilizou o conteúdo no portal.
"Este ano estamos vivendo o problema da água e estávamos trabalhando com os alunos exatamente isso. Queria um vídeo, e quando fui procurá-lo encontrei uma série de sites. Além do vídeo, também selecionei outros materiais e também encontrei um joguinho que ajudaria os alunos a aprender sobre o tema. Feito isso, acabei criando um novo conteúdo, um novo plano de aula", afirma Elci Pereira, professora de Ciências, Física e Biológicas da escola estadual Plínio Barreto, que fica localizada no bairro do Belenzinho em São Paulo. Elci tem 43 anos e há 25 anos leciona na rede estadual paulista.
"Não tem isso de gosto ou não gosto. O professor tem que se apropriar da tecnologia. Na minha área de Ciências, o site oferece dicas bacanas. Com essa possibilidade colaborativa, quanto mais a gente for postando as aulas mais ricas elas ficarão e elas ainda poderão ser usadas por outros professores", explica Elci.
Das quatro aulas por semana que dá para cada grupo de alunos, uma delas é no laboratório de informática. "Eles gostam muito. Mas não é uma rotina. Também utilizamos o laboratório de Ciências para fazer experiências e até rodas de conversas", diz. A professora não participou do treinamento oferecido pela SEE. "A ferramenta foi apresentada pela coordenadora da minha escola, daí comecei a conhecer o portal e vi que ele era super fácil", afirma a Elci.
Segundo a SEE, os professores ainda podem participar da plataforma de outras três formas: interagindo com o portal por meio das opções ‘curtir’ - vinculada ao Facebook - e pelo espaço reservado aos comentários. Também é possível compartilhar os conteúdos presentes no site, via e-mail e por outras redes sociais. Por fim, o usuário ainda pode recomendar um conteúdo próprio ou outro que esteja disponível na internet. Caso aprovado pelo grupo de professores que fazem a curadoria do portal, eles poderão integrar o acervo do Currículo+.
   

SiSU abre consulta de vagas do meio do ano



O site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) disponibilizou, nesta quarta-feira, a consulta de vagas oferecidas na seleção do meio de ano. Os candidatos poderão optar entre cursos de 66 instituições de ensino superior, sendo 32 universidades federais, 28 institutos federais e 6 universidades estaduais.  As vagas podem ser consultadas na página do Sistema.

As inscrições para a seleção de meio de ano serão abertas na próxima segunda-feira (2) e poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 4 de junho. Os estudantes poderão fazer até duas opções de curso e não precisarão pagar a taxa de inscrição. Podem participar, neste processo seletivo, apenas estudantes que tenham realizado o Enem 2013 e que não tenham zerado a redação.

As notas de corte dos cursos serão divulgadas durante o período de inscrições, possibilitando que os candidatos alterem suas escolhas, caso julguem necessário. Os candidatos também poderão optar por concorrer através do sistema de cotas.

A primeira chamada do processo seletivo de meio de ano será divulgada no dia 6 de junho. As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. A segunda chamada e a inscrição na lista de espera estão programadas para o dia 24 de junho


Mais informações: http://sisu.mec.gov.br/

terça-feira, 27 de maio de 2014

30 de MAIO TERMINA O PRAZO PARA ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR DA UNICAMP

COMVEST ABRE O PERÍODO PARA PEDIR
A ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO
VESTIBULAR UNICAMP 2015


A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje (22/4) o período para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2015. As inscrições para pedir a isenção devem ser realizadas até dia 30 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 30 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. Para quem achar conveniente, a Comvest disponibilizará em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$820,00 por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2014 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 8 de agosto. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2015. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. Para efetuar sua inscrição no Vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico.

O calendário completo com as datas de inscrição e provas do Vestibular Unicamp 2015 será divulgado, em breve, em www.comvest.unicamp.br.

Isenções no ano passado
No Vestibular Unicamp 2014, 4.002 candidatos que pediram a Isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu 5.407 pedidos. O Programa de Isenção do Vestibular Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 60 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.


terça-feira, 20 de maio de 2014

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES E APRESENTAÇÃO DE ALUNOS

Nesta segunda-feira,, as 19:30 horas realizamos a reunião de Pais e Mestres dos Anos Finais e Ensino Médio.

Na pauta: apresentação do Projeto Político Pedagógico, aspectos intrapessoal e interpessoal, desempenho e necessidade da família na aprendizagem dos alunos, com palavra aberta aos pais.

Tivemos também 02 apresentações de alunos do Ensino Médio, coordenados pela Prof. Lívia do Programa Mais Educação.











quinta-feira, 15 de maio de 2014

CURSO DE LIBRAS ON LINE

O Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP), informa a todos os professores e profissionais da Rede Estadual de Ensino que estão abertas as inscrições para o Curso de Introdução à Libras Online, na modalidade a distância e autoinstrucional, realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP).

É um curso introdutório, com o objetivo de proporcionar a inclusão e a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, de proporcionar a inclusão e aprendizagem da língua de sinais, possibilitando assim, a comunicação efetiva dos alunos surdos na escola.

É oferecida uma carga horária de 90 horas, dividida em dois módulos, durantes os quais, o cursista realizará atividades avaliativas e conhecerá de forma lúdica e dinâmica, a comunidade surda bem como sua língua e identidade por meio de vídeos novela.

As inscrições ocorrerão no período de 19 a 25 de maio de 2014, exclusivamente pelo site do curso (http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=6429). Início do curso em 9 de junho e término em 31 de agosto.

COMBATE A DENGUE - MISSÃO DE TODOS

  Recebemos comunicado da Diretoria de Ensino destacando que: "Na cidade de Campinas, de janeiro até o início de maio, chegou-se a 21.967 casos confirmados de dengue, segundo a Secretaria Municipal de Saúde[1]. É um dado alarmante e preocupante, que necessita de uma ação conjunta da população."

Para tanto, além de conscientização feita na escola, é necessário um empenho mais intenso de todos.

Abaixo, socializamos os links indicados no comunicado:

Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, disponível em: http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/

Site da Dengue, disponível em: www.dengue.org.br/


Cartilha do Ministério da Saúde sobre a Dengue, disponível em: http://www.dengue.org.br/cartilha_dengue_ms.pdf,

Site de Combate à Dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/,



Prevenção e Controle da Transmissão de Dengue no Estado de São Paulo, disponível em http://www.saude.sp.gov.br/resources/ccd/materiais-de-comunicacao/dengue/mobilizacao_dengue.pdf

8º ENCONTRO USP NA ESCOLA

Informamos que o 8º Encontro USP Escola acontecerá de 30/06 a 05/07/2014. Esse evento é composto por palestras e cursos gratuitos, organizados pela Comissão de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e destinado a professores de diversas áreas da Educação Básica.

 A seguir, indicamos a relação dos cursos dessa edição: 1) História dos Sistemas Energéticos e seus Impactos Ambientais; 2) Artes Visuais/Museu/Escolas: Professores no Novo MAC (Museu de Arte Contemporânea); 3) Curso de Óptica: Teoria e Experimentos; 4) A Contextualização no Ensino de Química - Módulo II; 5) Tecnologia da Informação e Comunicação em Ambientes Educacionais – 2ª Ed.; 6) Curso Instrumental de Microscopia para Professores da Rede Pública – 2ª Ed.; 7) Educação Midiática e Práticas Educomunicativas; 8) Material Didático em Inglês: Foco no Ensino da Escrita; 9) O Ensino da Língua Portuguesa: Os Gêneros Discurso em Foco; 10) Introdução à Avaliação Educacional; 11) Os Conceitos de Espaço e Tempo: Aspectos Históricos e Filosóficos.

Para fazer a inscrição o professor deve acessar o link do evento (http://web.if.usp.br/extensao/node/148) até 12/06/2014 ou até o término das vagas

ENEM: ATENÇÃO PARA O PRAZO DE INSCRIÇÃO






As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (12) no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) http://www.inep.gov.br/

O prazo para o cadastro vai até às 23h59 do dia 23 de maio. A taxa de participação é gratuita para os alunos da rede estadual de ensino que estão concluindo o Ensino Médio.


Podem participar da prova estudantes do Ensino Médio e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro, a partir das 13h. O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha.

domingo, 11 de maio de 2014

PUBLICAMOS O PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE NOSSA ESCOLA

Acesse o site da escola www.uacury.com, na página "Textos", ou CLICANDO AQUI NO ATALHO e conheça o instrumento norteador das práticas pedagógicas da escola.




sábado, 10 de maio de 2014

FELIZ DIA DAS MÃES


ALUNOS DOS ANOS INICIAIS FAZEM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

Parabéns aos alunos, professores e gestores pelas apresentações. 


Lista de presença dos pais


Maria Alice, Coordenadora Pedagógica apresentando as turmas.






Mães e pais na plateia







Espaço para que alunos mostrem seus talentos





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Curso - “Estudo dos Números Racionais no Ensino Fundamental”

CURSO NA ÁREA DE MATEMÁTICA


Com o objetivo de oferecer aos Professores do Ensino Fundamental Anos Finais, a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em relação aos Números Racionais,  elaboramos o Curso “Estudo dos Números Racionais no Ensino Fundamental”. Pretendemos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula ao:
ü Propiciar subsídios que favoreçam uma melhor compreensão do Currículo do Estado de São Paulo e das implicações de uma educação pautada pelo desenvolvimento de Competências e Habilidades;
ü Compreender a importância do tema Números Racionais na construção do  conhecimento matemático;
ü Analisar formas de abordagem do tema no Ensino Fundamental.
Programação: “Números Racionais”
Dias: 20/05/2014 e 27/05/2014; 03/06/2014; 10/06/2014
ü  Estudo do conceito de números racionais e de seus significados;
ü  Estudo de representações fracionárias.

Dias: 22/07/2014; 29/07/2014; 05/08/2014 e 12/08/2014
ü  Análise de situações de aprendizagem do Currículo;
ü  Estudo de representações decimais e percentuais.

Dias: 19/08/2014 e 26/08/2014
ü  Socialização de atividades realizadas pelos professores , avaliação e encerramento.
Inscrições: 05/05/2014 a 19/05/2014
As inscrições poderão ser efetuadas através do preenchimento do Google Docs, no link:
Local do curso: Diretoria de Ensino Campinas Leste- sala 4
Horário: Período Noturno – Fora do horário de trabalho - às terças-feiras das 19h - 21h
Carga Horária total: 30 horas
Vagas: 45 - com certificação para evolução funcional
Critérios para inscrição dos participantes:
- Estar exercendo a função de Professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental;

- Professores Coordenadores do Ensino Fundamental - Anos Finais, caso tenhamos vagas excedentes.

sábado, 3 de maio de 2014

PRECISAMOS AJUDAR NO COMBATE CONTRA A DENGUE


Acesse o link: DA SUCEN - Superintendência de controle a endemias para saber mais sobre o que podemos fazer contra a proliferação do mosquito da dengue. O guia da dengue também está no SITE DA ESCOLA - (Clique aqui)