sábado, 28 de fevereiro de 2015

5 ATITUDES PELA EDUCAÇÃO



5 Atitudes


Em 2013, o movimento Todos Pela Educação percorreu as cinco regiões do país para ouvir pais de alunos e educadores sobre as ações e comportamentos que favorecem a parceria entre família, escola e comunidade e que impactam positivamente no aprendizado dos alunos.
Com base nesse levantamento, o movimento propõe 5 Atitudes (www.5atitudes.org.br) que mostram como a população brasileira pode ajudar crianças e jovens a aprender cada vez mais e por toda a vida. As Atitudes se apoiam nos seguintes pressupostos: vínculo afetivo, frequência, reconhecimento de avanços, diálogo e bons exemplos.
Conheça as Atitudes:

Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento

Hoje o povo brasileiro já valoriza que as crianças e jovens estejam na escola, mas é preciso que passemos a acompanhar o que aprendem, que valorizemos cada vez mais o conhecimento. E não há como promover o conhecimento e a aprendizagem sem valorizar o professor, profissional absolutamente central no processo de ensino escolar. Assim, pais ou pessoas de uma comunidade que se interessam pelo que a criança ou jovem está aprendendo na escola e que demonstra que respeita o trabalho do professor contribui para essa valorização.
E essa Atitude pode estar presente no dia a dia de todos, como por exemplo: pais e familiares demonstrando que valorizam e respeitam o trabalho dos professores e de toda a equipe escolar, perguntando o que está aprendendo e observando se a criança ou jovem está estimulado pelas propostas; professores e diretores buscando assegurar na sala de aula as condições físicas e materiais adequados para a aprendizagem, organização, conforto para leitura e estudo; diretores reconhecendo, valorizando e apoiando a capacidade técnica e o trabalho de seu corpo docente.

Promover as habilidades importantes para a vida e para a escola

As habilidades que falamos aqui são aquelas que serão desenvolvidas ao longo da vida escolar, no convívio social, mas que se estimuladas desde cedo têm maior probabilidade de serem absorvidas e praticadas no dia a dia, como responsabilidade, persistência, concentração, disciplina, comunicação e trabalho em equipe.
E essas habilidades podem ser estimuladas com ações como: em casa, estimulo da disciplina com horários e a promoção de atividades que exijam concentração, como jogos, contação de história ou atividades que possam ampliar o universo linguístico, como conversar e perguntar, ouvir e cantar músicas junto; em sala de aula, a promoção de atividades em grupo, que tenham que organizar o tempo e ter disciplina para executá-las em sala de aula; a sociedade, em geral, buscar envolver crianças e jovens em eventos e fóruns de discussão da vida na cidade.

Colocar a Educação escolar no dia a dia

A ideia é que as famílias, independentemente da sua escolaridade, e a comunidade consigam ajudar as crianças ou os jovens a entenderem a Educação como um bem necessário para o seu desenvolvimento integral, que a Educação escolar seja incorporada em sua rotina, em seu dia a dia, como um valor familiar ou dessa comunidade.
Ações simples e rotineiras, como levar ou buscar o filho da escola, não deixar faltar sem motivo e respeitar os horários das aulas, organizar a rotina escolar e arrumar o uniforme são algumas fazem com que essa atitude seja colocada em prática. Na escola, por exemplo, é importante que se garanta condições para que os alunos possam fazer relações do que se aprende na escola com a vida cotidiana e que se assegurar um espaço de acolhimento dos alunos e familiares. A iniciativa privada, por exemplo, pode contribuir com a valorizar e o estimulo da participação dos funcionários na escola de seus filhos.

Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos

O que os jovens brasileiros querem para seu futuro? Como ajudá-los a abrir portas para esse futuro? O objetivo dessa Atitude é ajudar a sociedade a cuidar do projeto de suas crianças e seus jovens e estimular o protagonismo juvenil, promovendo a ideia de que todos são capazes de se desenvolver plenamente por meio da Educação, como cidadãos e como profissionais.
Nesse sentido, é importante que pais e familiares acreditem no potencial das crianças e dos jovens - pois a confiança e a motivação são os motores do sucesso -, demonstrem interesse pelas aptidões e tendências das crianças e dos jovens, por exemplo, valorizando suas ideias e feitos. Que os professores e a equipe escolar, por exemplo, acreditem que todas as crianças e jovens têm a capacidade de aprender e passem essa confiança para eles.

Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens

Em grande medida, o impacto negativo do baixo nível socioeconômico na aprendizagem das crianças é decorrente da falta de exposição a situações culturais e de formação de repertório que ajudem na compreensão do mundo e do que é ensinado na escola. Essa Atitude busca então ajudar a família e a comunidade a buscar e aproveitar atividades e espaços que possam ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e jovens e contribuir para a ampliação da sua formação cidadã.
Algumas ações podem ajudar a colocar essa atitude em prática no dia a dia, como a escola incentivar os alunos a frequentarem os espaços culturais e esportivos da comunidade e informar aos pais o cronograma de atividades culturais e esportivas da escola para que também participem. Os gestores públicos estimularem o uso dos espaços públicos da região para a promoção de atividades culturais e esportivas e, em casa, os pais e familiares realizarem, por exemplo, podem ler para a criança com regularidade – caso não saiba ler, pode pedir apoio para outros familiares ou vizinhos -, e incentivar as crianças e os jovens a participar de atividades culturais e esportivas da escola e comunidade.


Se interessou? Quer saber mais? Acesse www.5atitudes.org.br e faça também a sua parte pela melhoria da Educação no Brasil!

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Abaixo, texto da pedagoga Francisca Paris, publicado no jornal correio popular, www.rac.com.br, de 28.02.15, que aborda a participação dos pais na educação de seus filhos.



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PESQUISA SOBRE PERÍCIA MÉDICA

Informamos que foi prorrogado o prazo para os servidores responderem à pesquisa de satisfação sobre a qualidade do atendimento das Unidades de Perícias Médicas UPMs, disponível na Intranet desde o dia 12/02/2015.

Solicitamos a todos que passaram por perícia ou junta médica nas UPMs da Secretaria de Estado da Educação, no ano de 2014, que preencham o formulário disponível no link abaixo, até o dia 06/03/2015:



ATENÇÃO: Servidores que foram periciados apenas no Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME ou em uma de suas clínicas credenciadas, NÃO deverão responder ao questionário. Caso você tenha dúvidas se sua perícia foi realizada pela Secretaria da Educação ou pelo DPME, confira abaixo os endereços de nossas UPMs (que normalmente se localizam em escolas e Diretorias de Ensino):


CQV - Centro de Qualidade de Vida
Secretaria do Estado de São Paulo

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

GRÊMIO ESTUDANTIL E ASSEMBLEIA DE ALUNOS




Grêmio estudantil

Os alunos formaram 7 chapas para a eleição de forma autônoma e democrática.


Os principais objetivos do Grêmio Estudantil:


I- Representar condignamente o corpo discente;

II - Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do Colégio;

III - Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros;

IV- Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho Escolar buscando seus aprimoramentos;

V- Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional, assim como a filiação às entidades gerais.


 A Diretoria do Grêmio será constituída pelos seguintes cargos:


I - Presidente

II - Vice-Presidente

III - Secretário-Geral

IV - 1° Secretário

V - Tesoureiro-Geral

VI - l ° Tesoureiro

VII - Diretor Social

VIII- Diretor de Imprensa

IX - Diretor de Esportes

X - Diretor de Cultura

XI - Diretor de Saúde e Meio Ambiente



Todo o processo é realizado com base no Estatuto do Grêmio Estudantil, que é um documento que estabelece as normas sob as quais o Grêmio vai funcionar, explicando como serão as eleições, a composição da Diretoria, como a entidade deve atuar em certos casos. Lembre-se de que o Grêmio vai existir por muito tempo, inclusive depois que a chapa eleita já tiver saído da Escola, novas diretorias precisam seguir certas regras e rituais para que o Grêmio continue funcionando.






Anos Iniciais inicia o trabalho com Assembeias de Classe

A Assembléia de Classe é  um importante instrumento para auxiliar na construção de um  ambiente democrático na escola. Deve ser uma atividade habitual e necessária ao cotidiano escolar da sala de aula, sendo um espaço de diálogo e participação dos aluno,  que venha a contribuir para a construção de uma disciplina reconhecida por todos e não apenas imposta pelo professor.  Um momento em que todos possam falar sobre quaisquer aspectos referentes à convivência do grupo, como também um espaço para discussão e levantamento de soluções, acordos, regras e como forma de resolução de conflitos. 





Maria Alice - Coordenadora Pedagógica dos anos iniciais e Fernando - Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio: ações que visam a construção da cidadania.

CONCURSO DE REMOÇÃO

Os Concursos de Remoção para as classes de Suporte Pedagógico, Quadro de Apoio Escolar e Professores Educação Básica I serão realizados no decorrer do 1º semestre de 2015, sendo que o Concurso para  Professores Educação Básica II iniciará no final do 1º semestre, dando-se continuidade no 2º semestre, ocorrendo no sistema GDAE, seguindo os mesmos procedimentos de anos anteriores.
As etapas a serem seguidas serão rigorosamente determinadas em Legislação, a saber:

► QAE- Decreto nº 58.027/2012 e Resolução SE nº79/2012

► QM- Decreto nº 55.143/2009 alterado pelo Decreto nº 60.649/2014,              
               Decreto nº 59.447/2013, Resolução SE nº 95/2009.

Obs.- Para a classe do QM serão considerados como critérios para a análise de Títulos, o disposto no Decreto nº 60.649/2014.
Neste sentido, informamos que para o ano de 2015, as competências das unidades escolares serão as mesmas dos anos anteriores, como segue:
Unidade Escolar:
Ø  QAE:
·         Recebimento de Títulos e documentos pertinentes à inscrição/reconsideração de União de Cônjuges e encaminhamento para Diretoria de Ensino.

Ø  DOCENTES:
·         inclusão de inscrição para adidos e deferimento/indeferimento de reserva;
·         recebimento de Títulos e documentos pertinentes a inscrição/reconsideração de União de Cônjuges e encaminhamento para as Diretorias Regionais de Ensino.     

Segue Cronograma parcial dos eventos, cujas orientações serão transmitidas através de circulares específicas, respectivamente:


N.º
RESPONS
DESCRIÇÃO
DIAS
SUP. PED.
DIAS
QAE
DIAS
PEB I
01
CGRH
DATA BASE  -  COLETA de VAGAS
1
14/03
1
14/03
1
28/02
02
DE
ALTERAÇÃO PAEF - OCORRÊNCIAS DOE
2
16 e 17/3
2
16 e 17/3
1
02/03
03
UE
CONFIRMAÇÃO DE VAGAS  - VIA ON LINE                 
-
-
2
23 a 24/03
2
05 e 06/03
04
DE
CONFIRMAÇÃO DE VAGAS  - VIA ON LINE
2
23 a 24/03
2
25 a 26/03
2
09 e 10/03
05
WEB
PERÍODO de INSCRIÇÃO / INDICAÇÃO - candidato
7
14 a 20/04
5
14 a 20/04
5
16 a 20/03

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

domingo, 22 de fevereiro de 2015

TRABALHOS COM A LEITURA: BONS EXEMPLOS

Incentivo à leitura é foco de programa em escola gaúcha

Valorizar a leitura e desenvolver o gosto dos alunos por essa atividade são os enfoques principais do programa Ensino Médio Inovador desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Básico Poncho Verde, no município gaúcho de Panambi, desde fevereiro de 2014.
Por meio dos projetos de leitura Autor na Escola e Momento Ler, mais de 500 estudantes do ensino médio politécnico, dos turnos diurno e noturno, tiveram oportunidade de ampliar seus conhecimentos e melhorar seu vocabulário, além de preparar a mente para o estudo das disciplinas escolares. O aprofundamento de temas relacionados a preconceito e assuntos do cotidiano e o cultivo do respeito com os autores e suas obras foram outros dos benefícios trazidos.
As primeiras ações começaram em fevereiro, a partir do contato da escola com a editora para a escolha e a compra dos livros e a divulgação do projeto na comunidade escolar. Em seguida, houve a formação de um grupo interdisciplinar e foi feita a entrega das obras aos alunos do ensino médio. No decorrer do ano, a escola foi visitada pelos autores Walmor Santos, Maria Inez Flores Pedroso, Orlando Fonseca e Pablo Moreno.
“O programa Ensino Médio Inovador trouxe benefícios significativos para a escola”, diz a professora de inglês e de língua portuguesa, Carini de Fátima Ribeiro Hinnah. “Os alunos tiveram oportunidade de ganhar obras literárias, bem como de conhecer pessoalmente os autores dos livros que ganharam”, salienta.
Carini explica que a escola se manteve mobilizada para a leitura no decorrer do ano. “Toda a semana, durante 30 minutos, alunos, professores, funcionários e equipe diretiva paravam seus afazeres para a realização do Momento Ler”, salienta. Em sua visão, essa prática trouxe resultados excelentes: “Percebe-se a leitura sendo feita pelo prazer de ler, sem imposição deste ou daquele relatório”, justifica. Com graduação em letras e especialização em linguística e ensino da língua e da literatura, Carini está no magistério há 12 anos.
Segundo a professora de língua portuguesa Sandra Maria Ramos Schmidt, os alunos ficaram mais interessados em ler, estudar e perguntar e melhoraram nas apresentações de trabalhos. “Até os alunos mais tímidos passaram a se expressar melhor”, avalia.
Graduada em letras e há dez anos no magistério, Sandra destaca a apresentação de livros e paródias pelos alunos e a realização da hora da literatura, na qual eles deviam comentar sobre o que estavam lendo, entre as principais atividades desenvolvidas pelo programa.
Para a diretora da escola, Áurea Denise da Costa Menegon, o programa teve muita receptividade, com envolvimento de alunos e professores em todas as atividades propostas. De acordo com ela, o programa também contou com a participação de alunos e professores do ensino fundamental. “Eles se engajaram nas atividades do Momento Ler e na aquisição de livros para a biblioteca”, ressalta.


Leitura de jornais contribui para o aprendizado em escola de Goiás



O desenvolvimento de competências e habilidades em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas a partir da leitura de um periódico foi a opção do Colégio Estadual Parque dos Buritis, em Goiânia, no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O projeto Jornal no Mural contribuiu para o aperfeiçoamento da leitura, interpretação e produção de textos. Também permitiu aos estudantes conhecer diversas formas de linguagem e aprimorar o vocabulário.
“O jornal local de maior circulação em nosso estado é fixado nas paredes das salas de aula diariamente”, diz a professora Aline Souza de Camargo, coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador – Projeto Jovem do Futuro (PJF). “Assim, os alunos têm acesso a ele nos períodos de intervalo ou quando um professor propõe seu uso na sala de aula”, explica.
Professora de química e ciências da rede pública de Goiás há dez anos, Aline tem licenciatura em química e mestrado em ensino de ciências na área de química. Ela exerce também as funções de coordenadora pedagógica e de orientadora do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio.
Professores de todas as disciplinas adotam a leitura do jornal, cada um de acordo com o contexto do conteúdo curricular. Professora de língua portuguesa, Maria de Lourdes da Silva, aproveita para ensinar os estudantes a ler, de maneira crítica, as manchetes e as notícias publicadas. Para ela, a leitura de um jornal pode contribuir para a ampliação do vocabulário dos estudantes. Com graduação em letras, Maria de Lourdes está no magistério há 22 anos.
Debate — A professora de história e de sociologia Divina Maria de Souza procura, no jornal, notícias de interesse dos jovens ou assuntos de repercussão local, nacional ou internacional. Depois, leva os temas para a sala de aula e promove debates a fim de desenvolver opiniões e argumentações. “Em seguida, procuro incentivar os alunos a produzir e expor textos nos murais da escola”, revela.
De acordo com Divina, o projeto resulta em inúmeros benefícios. “Estimulando a leitura, temos jovens conscientes e capazes de se tornarem sujeitos de sua história e de seu aprendizado, de desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, de conhecer direitos e deveres, de exigir mais dos órgãos competentes nos grupos sociais em que estão inseridos”, ressalta. Outra contribuição valiosa, segundo a professora, tem sido o desenvolvimento da escrita. “A cada debate de um tema gerador segue-se uma produção textual”, diz. “Observamos não apenas a ortografia, mas também a capacidade criativa do aluno ao dissertar sobre diversos assuntos.”
Divina tem observado uma boa aceitação dos alunos. “Saímos da rotina e trazemos para a sala algo inovador, que é a leitura dos assuntos do cotidiano, de interesse deles mesmos”, salienta. Ela reconhece que nem sempre os estudantes entendem esses mesmos temas quando apresentados pelos telejornais. Então, ela complementa as informações com dados do contexto histórico. “É muito mais interessante do que uma aula expositiva”, justifica. Há 26 anos no magistério, Divina tem licenciatura em história e pós-graduação em história regional, local e nacional e em métodos e técnicas de educação superior.
O Colégio Parque dos Buritis deu início às atividades do ensino médio inovador em 2012. Além do projeto Jornal no Mural, o diretor da unidade, Roberto Bernardes da Silva, cita a realização de projetos de monitoria, acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem, futsal e passeios educativos a cidades históricas. “Toda atividade que leva a instituição a sair da rotina é bem vista pela comunidade escolar”, afirma. “Por meio dessas ações, despertamos a cidadania, trabalhamos a socialização e fortalecemos o processo ensino-aprendizagem.”

Projeto entusiasma adolescentes e estimula gosto pela leitura


Interessada em buscar novas estratégias capazes de atrair o interesse pela leitura entre os alunos do sexto ano do ensino fundamental, a professora Érica Rodrigues, do Colégio Estadual João Gueno, no município paranaense de Colombo, buscou apoio na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A parceria entre as duas instituições levou à realização do projeto Ação Integrada para o Letramento, vencedor da sétima edição do Prêmio Vivaleitura, na categoria 2, destinada a escolas públicas e particulares.
“Esta premiação significa o reconhecimento de um trabalho verdadeiro, construído com a participação de várias pessoas comprometidas com uma educação de qualidade”, ressalta Érica. Além disso, segundo ela, o prêmio renova a convicção de que é sim possível fazer a diferença, “independentemente das dificuldades que existam, desde que haja uma equipe envolvida, disposta a trocar experiências e se ajudar”.
Desenvolvido em 2013 e em 2014, com a participação das professoras Lúcia Cherem e Elisa Dalla Bona, da UFPR, o projeto teve como linhas de trabalho o letramento literário e a literatura em sociedade.
O principal objetivo do letramento literário era o de despertar o interesse dos estudantes pela leitura de obras de literatura. Uma das atividades desenvolvidas foi um trabalho que teve como foco a escritora brasileira infanto-juvenil Índigo (Ana Cristina Ayer de Oliveira).
De acordo com Érica, a leitura do livro A Maldição da Moleira entusiasmou os alunos, o que deu início a um processo de aproximação com a escritora. “Após ter conhecimento da experiência da leitura com as turmas, Índigo mandou uma caixa com quatro de seus livros”, revela a professora. “Mandamos uma carta agradecendo, e ela começou a responder às perguntas em seu blogue, dando início a uma interação virtual com os estudantes.”
O interesse dos alunos foi aumentando à medida que estudavam outros textos da escritora e liam reportagens publicadas por ela. “Assim, a vontade de um encontro só aumentava”, revela a professora. “Após muitos esforços, foi marcada uma visita da escritora à escola.”
Segundo Érica, a visita, realizada em setembro de 2014, foi um sucesso: “Toda a escola se mobilizou para recebê-la, e os alunos escreveram um livro para presenteá-la”.
Índigo postou um comentário sobre o livro dos alunos em seu blogue e os provocou a escrever outro. A provocação foi aceita e, no final de 2014, um novo livro dos estudantes foi enviado de presente à escritora.
Velhice — Na linha de trabalho denominada literatura em sociedade, Érica estimulou a leitura, no início de 2014, de vários textos sobre a velhice, em diferentes gêneros textuais — filmes, reportagens e blogues —, culminando na leitura de textos literários, como poemas e contos. No fim do semestre, os alunos fizeram uma visita a uma instituição para idosos. Antes disso, divididos em grupos, eles selecionaram poemas a serem lidos usuários da instituição, confeccionaram cartões e elaboraram perguntas a serem feitas aos idosos. “O primeiro contato foi tão produtivo que gerou o desejo de novos encontros”, diz a professora. Então, mais uma visita foi agendada. Nela, os alunos leram obras cujos personagens eram pessoas idosas e fizeram um lanche com os moradores do local.
De acordo com Érica, muitos dos idosos há tempos não tinham contato com um livro. “Eles riam das histórias, identificavam-se com os personagens, admiravam as ilustrações, queriam tocar o livro”, explica. Uma das idosas quis inverter o papel e ler para os estudantes, o que deixou todos emocionados. “A troca de experiências foi riquíssima e sensibilizou os adolescentes”, destaca a professora, que tem graduação em letras e mestrado em educação.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2013, em duas turmas de sexto ano do ensino fundamental, e teve continuidade em 2014, com os mesmos alunos, já então no sétimo ano. Os planos de Érica, para 2015, incluem a continuidade do trabalho, com novas atividades e adaptações necessárias a cada turma em que ele será desenvolvido. (Fátima Schenini)