sábado, 28 de janeiro de 2017

SOBRE A VOLTA AS AULAS

24/01/17
Quase 4 milhões de alunos voltam às aulas com “intensivão” de reforço em fevereiro
De maneira inédita, Secretaria da Educação organiza atividades de acolhimento em todas as escolas
SAIBA MAIS

No próximo dia 2 de fevereiro, mais de 3,7 milhões de estudantes retornam às escolas da rede estadual de ensino. Para dar início ao novo ano letivo, a Secretaria da Educação de São Paulo planeja uma lista de ações, que entrarão em prática já no primeiro mês de aulas. A principal delas é um programa intensivo de reforço a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em sala, durante o horário regular, professores trabalharão as habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática que precisam ser desenvolvidas ou ampliadas.

Para condução das atividades de recuperação, as unidades foram orientadas ainda em dezembro a elaborar um plano de ação. Para isso, as equipes gestoras se debruçaram nos resultados obtidos na avaliação de aprendizagem do 4º bimestre e no boletim do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP), detectando, assim, os pontos mais críticos para os estudantes. A Secretaria, por sua vez, foi responsável por elaborar um conjunto de materiais a ser utilizado de acordo com a realidade de cada escola e também válido a educadores de outras disciplinas.
Reforço continuado

Além do “intensivão” em fevereiro, a Secretaria definiu outras estratégias para o reforço de conteúdo ao longo do ano letivo. A primeira delas prevê a utilização de uma parte da aula regular para a aplicação de uma nova abordagem pedagógica e exercícios aos alunos com dificuldades. Para isso, os educadores devem reunir a classe em grupos formativos ou estações rotacionais. Outra opção é a recomposição de turmas, por determinados períodos, de acordo com a habilidade dos estudantes.
Boas-vindas com acolhimento

Outra novidade neste início letivo é a ampliação do ‘acolhimento’ a todas as 5 mil unidades. A ação de boas-vindas, já tradicional nas unidades de tempo integral, promove a integração entre estudantes, gestores e família. Os novatos na escola têm a chance de conhecer os espaços e o funcionamento da unidade. Uma série de dinâmicas, muitas elaboradas com ajuda dos próprios alunos, estão programadas. Entre elas, roda de conversa e a construção de uma “árvore dos desejos” com sugestões do que esperam do novo ano.
·                Foto: A2 Fotografia / Diogo Moreira




sábado, 21 de janeiro de 2017

CHUVAS, Situação em nosso entorno




Nível do Rio Atibaia, no Bairro Carlos Gomes em 19/01. 
Fonte Correio Popular,

Elcio Alves/AAN

Veículo trafega por via que dá acesso ao bairro Chácaras Gargantilha, em Campinas, que está isolado por conta da grande quantidade de chuva dos últimos dias
Campinas registrou até final da manhã desta sexta-feira (20) 286,2mm de chuva em janeiro, o equivalente a 99% da média histórica para o mês, que é de 289mm, segundo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). Essa média é calculada com índices registrados no período desde 1988. Segundo o meteorologista Jurandir Zullo Júnior, o volume dos primeiros 20 dias deste ano é o maior nos últimos cinco anos.
Em 2012 foram registrados 320mm no período. No ano passado foram 278mm. A perspectiva para o final de semana é de redução gradativa da nebulosidade e da possibilidade de chuvas generalizadas e contínuas, mantendo-se a possibilidade de chuvas localizadas à tarde e durante a noite. A temperatura fica estável, com tendência de elevação na próxima semana.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, apesar de a chuva não ter dado trégua durante toda a noite de quinta-feira e madrugada desta sexta, o nível do Rio Atibaia manteve-se estável. De acordo com Furtado, a cidade registrou 48,7mm de chuva entre as 8h da quinta-feira e 8h de ontem “A chuva foi distribuída e não houve nenhum caso grave. O nível da água nos rios, oscilou mas não houve transbordamento”, disse.
Apesar da chuva que caiu na manhã desta sexta-feira na cidade, o nível da água do Atibaia ficou a cerca de 15cm da marca do sensor de alarme, que fica ao lado da subprefeitura no distrito de Sousas. Segundo Furtado, a situação é monitorada. “Estamos em estado de atenção. Tem momentos que o nível sobe e depois desce. O problema é chover na cabeceira, em Atibaia, por exemplo”, disse Furtado.
Segundo a Defesa Civil, a imagem de satélite apontava uma grande área de nebulosidade, associada com um canal de umidade que vinha da Amazônia e mantinha a continuidade das chuvas, mas para finais de tarde e noite. Para este sábado a previsão é de predominância do sol, o que favorecia a elevação das temperaturas.
Além de pancadas de chuvas haverá descargas elétricas e rajadas de vento. Neste domingo também segue com pancadas à tarde e à noite
Região
Ainda segundo Sidnei Furtado, a chuva acumulada dos últimos dias na região de Campinas aumenta o risco de deslizamentos de terra nos municípios montanhosos. Dezoito cidades, maioria no Circuito das Águas, estão em estado de atenção. Em Amparo, Pedreira e Valinhos, equipes da Defesa Civil monitoravam áreas mais críticas.
Em Pedreira, a Rua José Rocco, na região central, foi interditada há dois dias por risco de deslizamento de terra. Na via foram colocados tubos de concreto para impedir a passagem de carros e pedestres, mesmo assim algumas pessoas se arriscavam a passar. “Em 2011 houve desmoronamento no local e, quando chove muito na cidade, interditamos a via para não haver risco”, disse o coordenador da Defesa Civil local, Eduardo Panini. Outros quatro pontos eram monitorados. A órgão em Pedreira registrou nas últimas 72 horas 114mm de chuva. Só nas últimas 24h foram 37mm.
Em Valinhos, equipes da Defesa Civil atenderam na manhã desta sexta-feira um alagamento em uma casa no Parque das Colinas, com queda de telhado. Segundo funcionários, o incidente aconteceu por falta de manutenção do dono do imóvel. Ninguém se feriu. A cidade também seguia com estado de atenção.
Buracos e lama ilham moradores do Gargantilhas
Devido às chuvas contínuas de uma semana, moradores do bairro Chácaras Gargantilhas, na região do Carlos Gomes, em Campinas, estão ilhados. Segundo as famílias, tanto os caminhões-pipa e de coleta de lixo como ônibus coletivo não entram no bairro. Um dos motivos é a lama e depois as valetas, formadas por buracos nas vias. “Quando é seca, o problema é o pó. Na chuva, a lama. É triste viver aqui”, disse a cozinheira Rosângela Dolla, de 39 anos, que mora no bairro há dois anos.
Segundo eles, vivem no bairro cerca de 250 famílias, inclusive, parte delas há mais de 30 anos. Os moradores dizem que os caminhões que se arriscam entrar no bairro patinam e acabam caindo nas valetas. O mesmo acontece com os coletivos, que acabam atolados. “Na quinta à noite, um ônibus foi desviar de um caminhão e acabou caindo em uma vala de barro e aí ficou atolado. Como o intervalo é de 40 minutos, os usuários tiveram que enfrentar a lama para chegar ao destino.
Sem contar que tem morador que tem que caminhar mais de 2km para pegar o ônibus”, disse outra moradora, que não quis ser identificada.
Ainda segundo os moradores, pelo menos a metade das famílias depende do caminhão-pipa para abastecer as caixas d’água. Algumas recorrem aos vizinhos que têm poço, mas há morador que se recusa a ceder água. “Ainda bem que tenho um vizinho de bom coração que me deixa pegar água no poço dele”, disse Rosângela, que afirma que todo ano é o mesmo drama. “Apesar de ser considerado urbano, o bairro é de Área de Preservação Permanente e a Prefeitura diz que não pode asfaltar, mas sim fazer uma pavimentação diferenciada. Mas até hoje, só promessa.”
A Prefeitura informou que fez manutenção no bairro há 15 dias, mas devido às chuvas não há como entrar no local devido ao barro. Porém, garantiu que funcionários deverão ir no local, após as chuvas, com três motoniveladoras para arrumar as ruas.
A Sanasa informou que na última segunda feira o caminhão-pipa encheu todas as caixas de água. “Desde quarta quando houve aumento das precipitações, realmente não conseguimos entrar no bairro, inclusive o presidente do bairro está sabendo que o local está com 70% de atendimento das caixas de água e 100% de atendimento total”, frisou nota. Segundo a Sanasa, a Administração Regional 14 (AR-14) esta auxiliando no abastecimento.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) admitiu que os ônibus não estão passando por ruas prejudicadas para não colocar em risco a segurança dos passageiros e também dos funcionários. “Em situação de chuva forte ou condições precárias de pavimento, os ônibus podem, eventualmente, deixar de cumprir o itinerário e não circular nas vias que estão prejudicadas. A medida é necessária para não colocar em risco a segurança dos passageiros e operadores e, também, não ocasionar atolamento ou quebra dos veículos”, informou. Nesses casos, os veículos seguem itinerário pelas vias em que há condições de circulação. 
Acesso em 21/01/16, http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/01/campinas_e_rmc/465957-chuva-recorde-isola-bairro-de-campinas.html.

E A PONTE...

Patrícia Domingos/AAN

Caminhão trafega pela ponte do bairro Carlos Gomes, em Campinas: Prefeitura pede fiscalização de veículos e multa para quem passar pela estrutura com peso acima do permitido, que será informado em sinalização.
O secretário municipal de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Dimas Paulella, solicitou à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a fiscalização do limite de peso dos caminhões que trafegam pela ponte rural que fica em rota de desvio de pedágio no bairro Carlos Gomes, depois que o Correio questionou as condições da estrutura. “Tem que tomar alguma providência, tem que multar, impedir, porque eu mandei instalar mais uma placa grande lá que a capacidade é de 12 toneladas, na cabeceira da ponte”, afirmou ele, que também pediu, através de ofício, que a Emdec procurasse a Polícia Rodoviária no apoio à fiscalização.
Paulella informou que uma equipe técnica avaliou que a ponte está em boas condições e suporta até 12 toneladas, diferente do limite de 1,5 tonelada regulamentado por placa no acesso à via a partir da Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), a Campinas - Mogi.
“Não há qualquer risco com a estrutura da ponte. Não tem nenhuma fenda, nenhum sinal de que a estrutura esteja abalada”, garantiu o secretário, que disse ter providenciado a instalação de uma placa informando o limite de toneladas na cabeceira da ponte.
“Nunca caiu. Não significa que não possa cair”, disse. Localizada entre as ruas Walter Franco de Lima e Romeu Túlio, a ponte de mais de 60 anos sobre o Rio Atibaia aceita apenas a passagem de um veículo por vez, o que gera, além de riscos a motoristas e pedestres, congestionamento em plena estrada de terra. Apesar da situação, a Emdec apenas esclareceu que existe sinalização vertical no local indicando o peso dos veículos que podem trafegar na área em questão e que “é praxe que a fiscalização de limite de peso de caminhões seja feita nas rodovias, pelas concessionárias, evitando que a ação seja realizada repetidamente”.
Por sua vez, a Polícia Rodoviária de Jundiaí, responsável pela SP-340, frisou que a via não pertence à sua circunscrição territorial. O bairro Carlos Gomes fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA), formado predominantemente por chácaras de recreio. Providências em relação à ponte foram prometidas em setembro de 1997 através de reclamação no Diário do Povo sem qualquer avanço até o último dia 12, quando a reportagem esteve no local. Já a pavimentação da região, incluindo os bairros Jardim Monte Belo I e Chácara Gargartilha foi anunciada pela Administração Municipal em 2013 para ocorrer a partir de 2015, porém ainda não saiu do papel. Desta vez, a Prefeitura afirmou que a Secretaria do Verde realiza um estudo, que está em fase de diagnóstico, informando apenas que é preciso usar um pavimento específico por se tratar de APA, sem dar detalhes do projeto e se ele inclui a ponte. 
Acesso, 21/01/17, http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/01/campinas_e_rmc/465964-ponte-de-60-anos-no-carlos-gomes-suporta-ate-12t.html


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2017 - Cronograma

PROCESSO INICIAL DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
2017
CRONOGRAMA de ATRIBUIÇÃO
Processo inicial

de 23/01/2017 a 31/01/2017

            A atribuição inicial de aulas/classes do Ensino Fundamental e Médio e aulas de Apoio Pedagógico Especializado (APE) abrange Docentes Efetivos Titulares de Cargo, Docentes não efetivos (estáveis e categoria F) e Docentes categoria “O” com contrato vigente e obedecerá ao seguinte cronograma nos termos da Portaria Conjunta CGRH 1/2016:

ETAPA I - HABILITADOS

Docente Titulares de Cargo

I - dia 23-01-2017 (segunda-feira) - Local - Unidade Escolar – sede de classificação, aos titulares de cargo, para:
a) Constituição de Jornada;
b) Ampliação de Jornada;
c) Carga Suplementar de Trabalho Docente.

II – dia 24-01-2017 (terça-feira) – MANHÃ – 09h00 - Local – EE Aníbal de Freitas, aos titulares de cargo, não atendidos, parcial ou integralmente em nível de Unidade Escolar, para:
a) Constituição de Jornada, na seguinte ordem:
1 - aos docentes não atendidos totalmente;
2 - aos adidos em caráter obrigatório.
b) Composição de Jornada, na seguinte ordem:
1 - aos parcialmente atendidos na constituição;
2 - aos adidos, em caráter obrigatório.

 III – dia 24-01-2017(terça-feira)  – TARDE –Local – EE Aníbal de Freitas:
13h30 – CEEJA aos titulares de cargo exclusivamente para recondução;
14h30 -- aos titulares de cargo não atendidos na Unidade Escolar, para Carga Suplementar de Trabalho Docente.

IV – dia 25-01-2017 (quarta-feira) – MANHÃ – 9h00 - Local – EE Aníbal de Freitas, para: a)  recondução dos docentes nos projetos  PEP, CASA , PMEC e Sala de Leitura

V – dia 26-01-2017 (quinta-feira) – MANHÃ – 10h00 - Local – EE Aníbal de Freitas, para:
a) Designação nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 444/1985, aos titulares de cargo. Os docentes deverão apresentar classificação final disponível no GDAE, para comprovar as habilitações/qualificações e Diretoria de Ensino de Opção. Caso a classificação do docente não esteja contemplada com as disciplinas de sua habilitação, o mesmo não poderá ser atendido.
*Os docentes que irão concorrer a esta atribuição (art.22) deverão comparecer munidos dos seguintes documentos:
1. RG
2. Termo de anuência expedido pelo superior imediato, com data atualizada
3. Modelo CGRHU preenchido com pontos e aulas atribuídas, assinado pelo Diretor da U.E. de procedência (sede de exercício)
4. Diploma e Histórico
5. Comprovante de Inscrição/classificação 2017 emitido pelo GDAE (para comprovação das habilitações e DE de opção).

Docentes não efetivos:

VI – dia 26-01-2017 (quinta-feira) – TARDE a partir das 13h00– Local Unidade Escolar- sede de classificação – atribuição de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, na seguinte conformidade:
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;
b) ocupantes de função-atividade (categoria F).

VII – dia 27-01-2017 (sexta-feira) – MANHÃ – 08h00- Local PÓLOS por Área – atribuição de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade não atendidos na sua escola sede (SCF), na seguinte conformidade:
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;
b) ocupantes de função-atividade (categoria F).

VIII – dia 27-01-2017 (sexta-feira) – TARDE – 13h00 - Local PÓLOS por Área , atribuição de carga horária para:
a) docentes contratados 2014, 2015 e 2016 - categoria “O” Habilitados, com contrato vigente.

ETAPA II - QUALIFICADOS

IX – dia 30-01-2017 (segunda-feira)TARDE – 13h00 - Local PÓLOS por Área – se ainda houver saldo, atribuição de carga horária para:
a)      docentes contratados 2014, 2015 e 2016 - categoria “O” Qualificados, com contrato vigente. São considerados qualificados:
1 - portadores de diploma de outra Licenciatura Plena que não a do vínculo;
2 - portadores de diploma de Licenciatura Curta;
3 - alunos de último ano de curso, devidamente reconhecido, de Licenciatura Plena na disciplina a ser atribuída;
4 - portadores de diploma de bacharel ou de tecnólogo de nível superior, desde que na área da disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;
5 - alunos de curso devidamente reconhecido de Licenciatura Plena, que já tenham cumprido, no mínimo, 50% do curso;
6 - alunos do último ano de curso devidamente reconhecido de Bacharelado ou de Tecnologia de nível superior, desde que da área da disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;
7 - alunos de curso devidamente reconhecido de Bacharelado/ Tecnologia de nível superior, na área da disciplina, que tenham cursado pelo menos 50% do curso.


X – dia 31-01-2017 (terça-feira) – MANHÃ – 09h00 - Local – EE Aníbal de Freitas – atribuição das vagas remanescentes da recondução dos projetos: CEEJA, PMEC, Sala leitura, CASA, PEP

IMPORTANTE :

1.      A atribuição seguirá a classificação publicada pela SEE em 19/01/2017, no endereço http://portalnet.educacao.sp.gov.br/.

2.      Informamos que todos os docentes/candidatos deverão se apresentar nos locais de atribuição informados, impreterivelmente nos horários estipulados, munidos dos seguintes documentos, para se necessário, realizar-se conferência:
Ø  Cédula de identidade;
Ø  Comprovante de inscrição/classificação (emitido pelo GDAE – onde conste a classificação final na DE Campinas Leste e as habilitações/qualificações caso na classificação não esteja contemplada com as disciplinas de sua habilitação, o docente não será atendido);
Ø  Diploma/Certificado e Histórico Escolar .

3.      O docente/candidato que não estiver presente no momento em que for chamado de acordo com sua classificação será atendido somente após a chamada de todos os presentes, ao final da lista.

4.       As sessões de atribuição se realizarão diariamente no máximo até as 20 horas.

  1. Atribuição para designação de docentes nas escolas do PEI – Programa de Ensino Integral em regime de dedicação integral: 20/01 na sede da DE  - verificar convocação e editais específicos e datas a serem agendadas posteriormente, se necessário.  

6.      Os Docentes Cadastrados de Outras Diretorias de Ensino (cadastro realizado via sistema GDAE no período de inscrição – de setembro/outubro de 2016 - para a atribuição de classe e aulas 2017) participarão de atribuição na Diretoria Campinas Leste a partir de 01/02 – aguardar novas informações .

  1. Cadastro Emergencial: não há previsão de abertura em virtude do disposto no Decreto nº 61.466/15 que veda novas contratações na SEE.

*PÓLOS de ATRIBUIÇÃO de Aulas/Classes para docentes estáveis e contratados
(Processo Inicial – etapas I e II - Fase 2 _ Nível Diretoria de Ensino)

- Ciências Exatas e Biológicas
            EE Adalberto Nascimento – Rua Adalberto Maia,235 – Taquaral – tel. 32512824 (Entrada de docentes pela R. Alberto Cerqueira Lima s/n)
- Ponto de referência: próximo ao Pavilhão Mixage/Caixa Econômica Federal

- Letras (Português e Inglês)
            EE Regina Coutinho Nogueira – Rua Nuno Alvares Pereira, 180 – Vila Nogueira – tel. 32560522/32563100
- Ponto de referência: próximo ao  Arautos da Paz

- Ciências Humanas
            EE Monsenhor Luiz Gonzaga de Moura – Rua Carlos Francheau, 100, Novo Cambuí– tel. 32527799
- Ponto de referência: próximo á Igreja Menino Jesus de Praga.

- Arte
            EE D. Castorina Cavalheiro – Rua Pref. Passos,95 – V. Itapura – tel. 32369959
- Ponto de referência: próximo á Avenida Brasil

- Educação Física
            EE D. Castorina Cavalheiro - Rua Pref. Passos,95 – V. Itapura – tel. 32369959
- Ponto de referência: próximo á Avenida Brasil

- Campo de atuação Classes (PEBI)
            EE Prof. Adiwalde de Oliveira Coelho – Rua Castro Alves, 204 – Taquaral–tel. 32517099
- Ponto de referência: próximo à EE Adalberto Nascimento

- Educação Especial
            EE Prof. Aníbal de Freitas – Rua 1º de Março, 38 – Guanabara – tel. 32417783
- Ponto de referência: próximo ao antigo Balão do Timbó

Público Alvo a ser atendido nos Pólos: - Docentes OFAs (estáveis pela CF/88 e abrangidos pelo art. 2º da LC 1010/07- categoria “F”) não atendidos na sua escola sede de controle de exercício e Docentes Contratados (categoria “O” – com contrato vigente).